Perdão - Humildade (Parte 2)


Perdão – Humildade (Parte 2)

Olá, que a Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja contigo.
Na primeira parte do nosso estudo (Perdão - Escolha ser Livre) nós conhecemos um pouco sobre o que fazer diante de um erro causado contra nós e que o caminho para a liberdade é o perdão. Agora neste estudo, vamos explorar como uma pessoa que errou deve proceder para buscar a reconciliação e alcançar a HUMILDADE, essencial no processo de reconciliação.
A questão para quem errou é mais simples do que pra quem sofreu. O caminho para pedir perdão não dói, mas é um processo delicado e os frutos não são agradáveis e são na exata medida do que você plantou. Isso não serve pra te colocar medo, mas que existe justiça para tudo e tudo está nas mãos de Deus. Ele te ajuda no processo, mas não te isenta da colheita.
“Eu errei, me perdoe". É o que deve ser dito e feito para o começo de um processo de reconciliação, de cura para ambas as partes. Uma frase simples, mas que exige humildade e, para alcançá-la, você deve vencer algumas barreiras, como: o Orgulho, a Arrogância e a Hipocrisia. Existem outras barreiras, mas estas são as mais comuns que impedem no processo para alcançar a humildade. Vamos estudá-las.
O ORGULHO
O orgulhoso, na sua forma ruim, digamos assim, é uma pessoa egoísta, que pensa somente em si mesmo, com excesso de amor próprio, que está certa mesmo tendo consciência que está errada. É a pessoa que dizemos que não se dobra.
“Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.” (Tiago 4:6). É bem claro e nítido que Deus não se agrada de pessoas orgulhosas. Pessoas orgulhosas não exercem misericórdia com facilidade e se sentem satisfeitas quando se dobram a ela. Deus não aprova. Mas fique tranqüilo, embora seja uma característica bem ruim, ela é curável.
A bíblia diz que diante da honra vai a humildade (Provérbios 18.12), então para que você seja uma pessoa honrada, respeitada e sem manchas, deve andar de mãos dadas com a humildade. Deus te ajudará neste processo. (João 15.5c)
A bíblia vai dizer em 1 Tessalonicenses 5.23: “Que o próprio Deus de paz vos santifique em tudo. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Que não haja em ti motivos que te levem a ser culpado ou rejeitado perante Deus no grande dia.
Seja humilde em reconhecer que errou e buscar um recomeço para que Deus possa se orgulhar de você (no bom sentido da palavra orgulho).
A ARROGÂNCIA
Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, não ter interesse em ouvir outras opiniões por se achar superior.  No geral, uma pessoa arrogante é considerada também orgulhosa. A arrogância e o orgulho estão unidos.
Existe um versículo que é como uma espada atravessando nosso peito: “Deus não suporta os arrogantes de coração. Com certeza serão punidos” (Provérbios 16.5). A coisa é séria meu irmão, minha irmã. Corrija-te enquanto Deus ainda está disponível e quer ajudar. Caso não queira se consertar, o próprio versículo já te dá a resposta dos seus atos.
Olhos altivos, que é uma particularidade que pessoas arrogantes possuem, é também uma das sete coisas que Deus abomina (Provérbios 6.16-19). Peça para Deus te ajudar a se livrar disso o quanto antes.
A HIPOCRISIA
Ser hipócrita é agir com falsidade. As pessoas usam o termo hipócrita para descrever a pessoa que corrige as outras sendo que na verdade também faz o mesmo. As duas explicações descritas estão corretas, mas vamos utilizar a questão da falsidade somente.
Se você for se reconciliar com alguém, que seja verdadeiro. Se assim não for, trabalhe por mais um tempo a questão até que consiga fazer isso com um coração sincero e verdadeiro. Pessoas hipócritas são sinônimas de pessoas não confiáveis. Não seja um desses. Se você sabe que é uma pessoa hipócrita, é uma coisa que você deve se livrar o quanto antes para buscar sua reconciliação com a pessoa que feriu e com Deus.
“Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões", ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. (Salmos 32:2-5)
“Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. (1 João 1.6)
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta. Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo" (Mateus 5.23-26).
Se reconcilie com quem você errou. Busque a Paz e semeie humildade pra que colha frutos bons da sua atitude.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você conseguir vencer essas barreiras, as demais que houver irão se "desmanchar" com mais facilidade enquanto você evolui, e nesse estágio você já terá alcançado a humildade e irá adquirir honra. Honra que Deus te dará e homem nenhum poderá tirar. Você será apto a perdoar como nunca fez e não terá mais a pré-disposição que tinha em ferir os outros, não importa se era voluntária ou involuntária essa pré-disposição. Você agora buscou se consertar e viver com a ajuda de Deus e para Deus. Sua vida agora é um exemplo e um modelo para outros. Isso é honra. Isso é graça de Deus, pois mesmo errando, Deus continua a te amar e te concede inúmeras oportunidades. Nenhuma dessas oportunidades, é claro, deve ser motivo para você continuar errando.
Não se esqueça de pedir perdão a Deus também, pois ao errar contra alguém, cometeu pecado e deve buscar a misericórdia de Deus, que é rico em perdoar. “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Isaías 55:7)
O fim de tudo se resume em uma coisa: Humildade. Humildade em reconhecer que errou, em ter a iniciativa, em buscar a reconciliação e continuar seu vínculo com Deus de forma imaculada.
Deus abençoe grandemente sua vida e até a Parte 3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto Escuro

O Poder da Oração

Apascentando Ovelhas ou Entretendo Bodes?