O Poder da Oração


O Poder da Oração

Olá, que a Graça de nosso Senhor Jesus e o Amor de Deus Pai estejam com você.
Vamos ter uma conversa hoje sobre uma das armas mais poderosas que temos: a Oração.
Gosto de orientar que, sempre antes da leitura da palavra ou de um estudo da mesma, é importante orarmos para que Deus nos dê entendimento de tudo que está sendo falado, sempre seguindo a orientação em 1 Tessalonicenses 5.21, que pode se enquadrar em tudo em nossa vida. Então, ore nesse momento e em seguida vamos começar.
Antes de começar vamos distinguir algo: oração não é reza e vice versa. Respeito quem assim pronuncia, mas são duas coisas diferentes. Oração deve ser algo contínuo, assim como a reza é, mas oração são palavras que devem vir do coração de forma espontânea, o que é diferente da reza onde é algo já existente e decorado e se pronuncia todos os dias a mesma coisa. Reza não gera benefícios para quem o faz de forma robotizada.
A oração do Pai Nosso que Jesus nos ensinou é um modelo de oração, um padrão a ser seguido, um exemplo. Não deve ser algo que é repetido todos os dias, as mesmas palavras, do mesmo jeito, como uma rotina ou mero costume (Mateus 6.7). Deus espera mais, Ele quer nosso coração e toda sinceridade que possa vir dele.
A Bíblia nos incentiva a orarmos uns pelos outros (Tiago 5.16), mas não devemos delegar a missão de orar diariamente a outras pessoas quando cabe a nós fazermos. É orar UNS PELOS OUTROS, e não um ora e outra só recebe. É uma via de mão dupla onde deve haver reciprocidade. Devemos orar por nós mesmos, nossa família, irmãos e nossos inimigos também (Lucas 6.27 e 28).
Uma boa oração requer sinceridade em cada palavra, o máximo possível. Se achegar e falar com Deus como se estivesse falando com um grande amigo seu, sempre com o respeito e a reverência merecida. Na opinião deste que vos escreve, a sinceridade é a chave principal em uma oração para você alcançar Graça diante dos Olhos de Deus (Salmos 145.18). Sem ela eu diria que é improvável que você alcance algo da parte de Deus.
Através da oração conseguimos nos livrar das angustias (Salmos 118.5; Salmos 18.6); da ansiedade (Filipenses 4.6); das tentações (Mateus 26.41); alcançamos cura física e perdão (Tiago 5.14 e 15). Resumindo: devemos orar sempre e em todas as ocasiões (Efésios 6.18)
Em minha história pessoal, foram muitas as orações que foram respondidas por Deus. Na verdade, não me recordo de uma que não tenha sido respondida, e se ainda não foi, creio que assim foi ouvida e em tempo oportuno Deus falará comigo (Marcos 11.24).
Um dos grandes problemas é a impaciência das pessoas, em querer o que pediu na mesma hora em que pediu. Saiba de uma coisa: nós devemos buscar a Deus e não o contrário (embora Deus nos busque por sua bondade). Deus não nos deve coisa alguma e não há nada que tenhamos feito ou somos que Deus sinta falta ou seja devedor a nós (Romanos 11.34 e 35). Essa arrogância e soberba nos afasta de Deus. Ele pode fazer como bem entender e não dar satisfação alguma a ninguém (Romanos 9.20), mas por sua Graça e Misericórdia Ele nos ouve e responde, para que em tudo Ele seja glorificado.
Deus responde oração, mas pode ser na mesma hora, no mesmo dia ou daqui uma semana, um mês ou mais, um ano ou mais. Cabe a nós esperarmos com paciência no tempo oportuno de Deus.
Das experiências que já tive, posso afirmar com absoluta certeza: as respostas de Deus sempre chegaram no tempo certo. Algumas em minutos, horas e assim por diante, e em todas a resposta trouxe Paz e solução (mesmo às vezes vindo uma repreensão de Deus). Mas isso não pode acontecer enquanto seu coração não descansar e você não tiver plena certeza do Deus que serve (Salmos 40.1).
Muitas vezes não recebemos porque pedimos mal (Tiago 4.3), pois aquilo que pedimos serve apenas para nos satisfazermos, enquanto Deus espera que seu pedido seja para ajudar tanto a você quanto a seu irmão, que possa gerar bons frutos disso e alcançar também outras pessoas. Deus se alegra com nossa vida quando buscamos ajudar também a nosso irmão.
Oração é alimento para nossa vida e é uma conquista grandiosa que Jesus nos deu. Antigamente não podíamos falar abertamente com Deus como hoje podemos. Jesus alcançou tal Graça e nos deu a liberdade de falarmos com Deus. É algo imensurável, não se pode medir tamanha Graça que é falar com Deus em qualquer lugar dessa Terra, sem exceções. Infelizmente as pessoas só se lembram de Deus quando tudo está de mal a pior.
Deus é socorro bem presente, mas não deve ser lembrado somente quando precisamos de ajuda ou pedir algo. Deus quer que falemos a Ele de nossas angústias, medos e receios, mas também quer que você conte suas alegrias, seus sonhos e projetos e se você irá incluí-lo no seu projeto de vida.
Infelizmente as pessoas procuram a Deus somente quando precisam de algo e se esquecem de agradecer (1 Tessalonicenses 5.18) por tudo que Ele é e tem feito por nós. Deus quer um relacionamento como Pai e filho, amigos. Deus não é passatempo para se lembrar dEle quando não tem nada mais pra fazer e nem gênio da lâmpada pra ficar atendendo seus pedidos sempre que quiser. Tenha respeito e reverência, temor a Deus. Somos criaturas, não criador, estamos sujeitos a Ele e não o contrário. Temos uma dívida eterna de gratidão que nunca vamos conseguir pagar e Ele não cobra de nós essa dívida. Das coisas que Ele requer de nós, duas devem estar inclusas na sua oração: verdade e gratidão.
Eu poderia falar muitas coisas em um enorme texto sobre a oração, dividir em vários estudos e fazer até um livro quem sabe, mas quero limitar este estudo resumindo no seguinte pensamento: ser humilde, sincero, paciente, grato e obediente. Esses são os componentes que devem estar sempre presente na oração para que você cresça cada vez mais e alcance coisas grandiosas da parte de Deus.
Aconselho-te a orar todos os dias e não acrescente limite de tempo. Deus já respondeu orações minhas que foram feitas em um minuto ou menos e também orações de uma hora ou mais. A questão nunca vai ser o tempo de duração, mas a verdade e paciência que há em seu coração.
Como de costume, deixo aqui alguns versículos para meditação:
“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.” (Colossenses 4.2)
“Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.” (Tiago 5.17 e 18)
“Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.13)
"E, quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6.5-8)
“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.” (1 Pedro 4.7)
Deus abençoe sua vida hoje e sempre.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão - Humildade (Parte 2)

Quarto Escuro