Perdão – Escolha ser livre (Parte 1)



Perdão – Escolha ser livre (Parte 1)


Olá, que a Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com você.

Hoje vamos iniciar um assunto que será divido em três estudos: o Perdão.

Antes de tudo, vamos diferenciar duas coisas: perdão e desculpa. Eles não são iguais.

Pedir desculpa significa que você fez algo contra alguém de forma involuntária, acidental, não havia em seu coração o desejo de realizar aquilo contra alguém, daí então
vem o pedido de desculpas. Por exemplo: você tropeçou em alguém no supermercado, foi acidental então você se desculpa por aquilo, simbolizando que a ação foi involuntária. E desculpar significa reconhecer que aquilo realmente foi inocente e não há necessidade de prolongar o assunto.

Pedir perdão é mais profundo. Significa que você reconhece que fez um ato contra alguém sabendo que poderia machucar, prejudicar, entristecer está pessoa. E ai entra a grande diferença entre desculpa e perdão: está no ato de pedir e no ato de aceitar o perdão. Não é tão simples, não é fácil e leva tempo.

Então vamos nos aprofundar nesta questão do perdão que, como mencionei, será dividido em três tópicos/estudos: O Perdão – Escolha ser livre; O Perdão – Humildade; O Perdão – Deus e o papel da Igreja.

Peço que antes de você continuar a ler este estudo você ore a Deus neste momento, peça pra Ele abrir teu entendimento e que seu coração esteja sensível a voz dEle.

Vamos começar!

Não é fácil quando nos ferem, seja lá de qual jeito foi esta ferida, pois é algo que leva tempo para ser tratado, mexe com os sentimentos e, na esmagadora maioria das vezes, quem nos decepciona é alguém muito próximo a nós.

Jesus foi ferido, traído, humilhado e muito mais por muitas pessoas, mas em todo o tempo Ele perdoou. Era o único que tinha o poder de julgar e mesmo assim não o fez. Pelo contrário, amou em todo o tempo. Devemos seguir este modelo.

A ferida causada, dependendo do que ocorreu, pode chegar a ser profunda e levar certo tempo para perdoar, mas o caminho sempre deve ser o de perdoar.

A bíblia diz: Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe". (Lucas 17.3 e 4)

E a mesma bíblia vai dizer: Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.21 e 22)

A questão não é quantidade de vezes que erraram contra você, mas que em todas elas devemos perdoar.

Para alcançar tal graça de perdoar, com o coração apto para isso, os apóstolos fizeram o seguinte pedido para Jesus: “Disseram, então, os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé” (Lucas 17.5). Porque tudo provém dEle: “porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5b)

Você que sofreu por causa de um erro de alguém, não dê espaço para o rancor, para tristeza, para o ódio, raiva ou qualquer outro sentimento ruim proveniente disso. Isso vai afetar o teu relacionamento com o próximo e com Deus.

É normal sentir essas coisas na hora ou por um tempo, mas não dê margem para elas aumentarem, ou então você terá medo de se relacionar com outras pessoas, vai se afastar, vai generalizar tudo e todos por causa da dor que está sentindo, ou seja, não lhe trará nada de bom o ato de não perdoar. Pelo contrário, você será o mais prejudicado nessa história toda (ainda mais).

Peça sabedoria a Deus para pedir o necessário para vencer a barreira imposta pela ferida que em ti foi causada (Tiago 1.5 e 6) e se lhe falta fé, peça também:Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

Existe algo que devemos levar em contato nesse processo e é essencial nesse processo do perdão: perdoar não significa esquecer, mas significa não trazer de volta a vida o erro. Perdoar significa “morte” daquela situação que ocorreu; não deve existir mais.

Outra parte fundamental no processo de cura é o teu pensamento. Se eles alimentarem os sentimentos ruins que estão em ti, mais difícil será perdoar e mais conseqüências haverá contra ti. Nunca alimente o sentimento de vingança, não é o caminho correto se vingar. Na verdade, tal atitude é um grande sinal de que Deus não habita em você e que você nunca teve um encontro verdadeiro com Ele. Fuja de tal ato e ocupe teus pensamentos com coisas que vão somar e não subtrair.

Para o que foi ferido, é um gesto lindo tomar a iniciativa de se reconciliar com teu irmão, sendo que foi o outro que errou contra ti. Somente alguém nascido de Deus com um coração semelhante ao de Cristo pode fazer tal coisa. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5:23,24). Que Deus nos dê tal coração e disposição.

E este processo todo não é um beco sem saída onde a única escolha é perdoar, mas se você quer ser livre dos sentimentos ruins, manter seu relacionamento com Deus sem empecilhos (se ainda não tiver comunhão com Deus isto também vai te atrapalhar a alcançar), perdoar é o único caminho correto. A bíblia vai nos dizer que devemos guardar nosso coração, pois dele provém às saídas da vida (Provérbios 4.23).


O Amor é a parte principal deste processo e sem ele é impossível alcançar a plenitude do perdão. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. (1 Coríntios 13:4-8a).

Deus quer te ajudar neste processo. Ele está disposto a te orientar como um mentor, te abraçar como um amigo e cuidar de você como um Pai, um Pai sempre presente e que nunca está ausente. Ore e peça ajuda e Ele, sem dúvida nenhuma, te ajudará.

Você é livre para fazer suas escolhas. Se sua escolha é não perdoar, deixo aqui alguns versículos para você:

“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6.15)

Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7.1 e 2)

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus 7.12)

Mas se sua escolha for perdoar, deixo aqui também alguns versículos para você:

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” (Mateus 5:7)

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;” (Mateus 6.14)

A cura para o mal que lhe fizeram é o perdão. Os frutos de não perdoar são: rancor, tristeza, ódio, raiva e etc.; mas os frutos do perdão são: paz, alegria, bondade, simplicidade, humildade, leveza e muitos outros.

Os frutos colhidos servem tanto para os que conhecem a Deus quanto para os que não conhecem a Ele.

Que Deus te dê forças para vencer e que nunca te falte o Amor!

Deus te abençoe e até a PARTE 2!

ACEITOS EM CRISTO

Comentários

  1. Que possamos ter sempre um coração puro, perdoador. E só assim alcançaremos as bençãos de Deus. Perdoar é ser inteligente, para que nada trave o que Deus tem para nós, que é a cura interior também. Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão - Humildade (Parte 2)

O Poder da Oração

Quarto Escuro